Pular para o conteúdo

Compartilhe esse artigo com seus amigos

Facebook
WhatsApp
Telegram
Pinterest
Twitter

Como Controlar o Seu Estresse e Reduzir o Seu Nível de Ansiedade

mulher com estresse fingido felicidade

Muitas vezes, é comum nosso corpo entrar em um estado de ansiedade e estresse a partir de estímulos externos, emocionais ou ainda devido a períodos prolongados de muito trabalho ou estudo. Afinal, somos seres vivos e nossa saúde mental precisa ser cuidada. Mas como controlar o estresse e a ansiedade? Nesse artigo, falaremos sobre algumas dicas práticas que podem ajudar nisso.

Siga Uma Rotação de Hábitos Saudáveis

Inclua em sua rotina momentos de relaxamento. Pratique atividades como yoga, meditação, alongamento, massagens e práticas de autocuidado como, por exemplo, escovar os cabelos, fazer um bom banho quente. Esses minutos farão bem para o seu corpo e também para sua mente. Além disso, procure aliar momentos de relaxamento e liberdade com exercícios físicos. Mas não exagere. O equilíbrio é essencial. Invista em uma alimentação saudável. Alimentos naturais, ricos em gorduras boas, minerais, vitaminas e nutrientes podem ajudar muito na diminuição dos quadros de estresse e ansiedade. Faça refeições leves e de 3 em 3 horas.

mulher estressada com trabalho

Mantenha Seu Corpo e Sua Mente Ativos

Geralmente, uma das principais causas de estresse e ansiedade está associada aos momentos em que a pessoa se permite parar de se movimentar. Por isso, mantenha a atenção na direção de seus objetivos. Pratique atividades que te desafiam, busque sair da zona de conforto. Aprenda coisas novas, crie projetos, siga cursos. Essa broker de atividades pode ajudar muito na manutenção de sua saúde mental.

Observe Sua Respiração

Um ótimo exercício para o controle do estresse e da ansiedade é prestar atenção à sua respiração. Quando estamos ansiosos, geralmente, a respiração acelera e tende a ficar superficial. Para controlar seus níveis de estresse e ansiedade, pare por alguns minutos e preste atenção a seu corpo, seus membros, e, principalmente, no movimento do seu abdômen quando entra e sai ar. Concentre-se no sonho que seu abdômen está fazendo e respire desacelerando ao mesmo tempo.

Pense Antes de Tomar Decisões

Quando a ansiedade e o estresse aparecem, muitas vezes, a tendência é deixar as emoções prevalecerem quando estamos diante de alguma decisão. O ideal é que se avalie com calma suas opções. Em um questão de decisão, observe seus medos e seus desejos. Avance quando houver certeza em suas ideias. Insista quando houver o que você acredita ser o certo para si e para seus objetivos.

Valorize Seu tempo

Todo seu esforço precisa ser valorizado por você mesmo. Avalie os objetivos alcançados, crie metas curtas, médias e longas de acordo com seu calendário, para se sentir motivado. Seu tempo é importante, não desista quando não acertar na primeira vez. Tenha pensamentos positivos, valorize seu trabalho e os pequenos passos para alcançar os resultados desejados.

Acompanhamento Psicológico

O acompanhamento com um psicólogo especializado pode ser ótimo para te auxiliar nessa jornada. Um Psicólogo pode lhe ajudar a entender e a lidar com seus sentimentos de modo saudável. Ele pode te ensinar técnicas que possam ajudar no controle da sua ansiedade e estresse.

Importante salientar, no entanto, que tudo isso só fará efeito se você realmente estiver 100% comprometido com a sua saúde mental. A melhor forma de se livrar ou controlar seu estresse e seus quadros de ansiedade é avançando com consciência para seus objetivos, alcançá-los e principalmente sempre buscar equilíbrio e conhecimento.

Saiba Que Tudo Vai Passar

Importante lembrar: tudo vai passar. Não entre em pânico, respire e busque entender as emoções aqui e agora. Mantenha o pensamento positivo! Se você estiver numa situação que não consiga lidar sozinho, não se preocupe pois tem muitas opções de ajuda. Você não está sozinho nessa jornada.

Nesse artigo, mostramos alguns conhecimentos práticos que podem ajudar na tarefa de controlar o estresse e a ansiedade. Porém, lembre-se que é importante buscar auxílio de psicólogos caso persista o quadro de ansiedade e estresse. Se isso acontecer, não perca tempo e agende o seu horário de consulta com o Psicólogo especializado aqui!

Esperamos que esse artigo possa ter lhe ajudado na busca de conhecimento para controlar o estresse e a ansiedade. Cuide de sua saúde mental com a atenção que merece!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estresse

10 Técnicas de Relaxamento para Aliviar o Estresse

Introdução: A importância do relaxamento para o bem-estar e a saúde mental Na era moderna, onde a vida agitada e os compromissos diários parecem nos sobrecarregar, é vital reservar um tempo para si mesmo e reconhecer a essencialidade do relaxamento para o bem-estar geral e para a saúde mental. O

Continuar Lendo »
mulher com estresse
Estresse

Como Gerir o Estresse para Maior Autoconhecimento e Bem-Estar

O Que é Estresse? Esse é o primeiro passo para entender como gerir o estresse adequadamente. Estresse é uma resposta física e emocional a fatores externos estressantes, como sentimentos de perigo, medo ou ansiedade. O estresse não é exclusivamente negativo, pois também pode ser estimulante, positivo e motivador, estimulando o

Continuar Lendo »